Povos Tradicionais

Departamento de apoio aos povos tradicionais (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos etc.) 

Setor responsável por organizar atividades, projetos e iniciativas voltadas a essas populações em diversas frentes sob demanda:

1. Assistência emergencial: doação de alimentos, roupas e outros itens essenciais para sobrevivências dessas populações.

2. Projetos de autonomia econômica: apoio para que possam viver de sua cultura, apoiando-os em suas atividades tradicionais de subsistência, quanto formatando o dar a receber de dons culturais (artesanato, festas culturais, rituais sagrados) para a população em geral.

3. Apoio jurídico: ocorre quando ouvimos as comunidades e ajudamos a resolver ou evitar um problema relacionado a lei e a justiça, de acordo com o assunto em questão e com a especialidade envolvida nele, orientando assim a procurar o órgão específico para solução.

4. Assistência técnica intelectual: O foco se pauta em oferecer através de nossa equipe voluntária, entidades ou coletivos parceiros o suporte técnico que favoreçam a comunidade na solução de problemas diagnosticados, elaboração de projetos ou estruturas arquitetônicas importantes. Exemplo: apoio de engenheiros, arquitetos, contadores ou administradores com seus saberes dialogados com os saberes tradicionais.

Já foram atendidos povos em territórios em  Minas gerais, Bahia, Maranhão e Amazônia.

Nanda Almeida

Guardiã

×